top of page

Confira os resultados das investigações dos alunos do segundo e terceiro anos de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero a respeito do futuro da prática jornalística.

Audiocasts

jornalismo ​e documentário

Bianca Alvarenga, Camila Gil, Gabriel Joppert, Heloísa Guedes - 2° ano 



A questão do futuro do jornalismo tem sido muito debatida nas últimas décadas, principalmente com o advento de novas tecnologias. Assim, algumas formas do jornalismo tradicional buscaram se readaptar para ganhar espaço. A nova relação formada entre o jornalismo e as produções cinematográficas na forma de documentário neste novo cenário mundial é o assunto deste audiocast.

quem lê tanta notícia?​

Bruno Grossi, Eduardo Mendoza, Francisco Marianno, Gabriel Carneiro e Ian Dawsey - 2° ano



Neste trabalho foi apresentada a discussão sobre o futuro do jornalismo. Quem lê tanta notícia num mundo em que cada vez mais as pessoas andam sem tempo para nada? Desde 2000, a cada ano, os grandes jornais perdem 6% de assinantes. O leitor de jornal impresso dedica apenas meia hora do dia a esse periódico. Esse tempo seria o ideal para ler um tabloide, mas não um jornal do tamanho de uma Folha de S. Paulo ou Estadão. A mídia tenta se adaptar a esse panorama. Os professores da Faculdade Cásper Líbero, Celso Unzelte, comentarista dos canais ESPN e da TV Cultura, e Carlos Costa, que dirigiu revistas importantes como Playboy e Quatro Rodas, deram sua opinião acerca do tema.

o futuro do rádio

Beatriz Paiva, Carina Morpurgo, Deborah Rezaghi e Elisa Bentivegna - 2° ano



A reportagem aborda o início do rádio no Brasil, as transformações que ocorreram ao longo do tempo e como o veículo se adaptou a tais mudanças. Jornalistas da Rádio CBN como Milton Jung, Pétria Chaves, Elaine Freires e Marcelo Gomes falam sobre a maneira de fazer radiojornalismo atualmente, acompanhando a influência que as redes sociais têm na relação radialista-ouvinte.

informação em aplicativos​

Alessandra Campos, Camila Lafratta, Beatriz Viabone, Gabriela Soutello, Gabriela Valdanha e Bianca Castanho - 2° ano



O nosso programa procura esclarecer,principalmente, como essa nova forma de fazer jornalismo, através de aplicativos, afeta os produtores e consumidores de notícias, abordando questões como as vantagens e desvantagens dessa tecnologia e a exclusão digital.

as web rádios ​

Amanda Massuela, Barbara Pires e Gustavo Jazra - 2° ano



Apesar da aparente erradicação e substituição do rádio pelas novas mídias digitais, elas têm se mostrado absolutamente complementares e foi justamente a possibilidade de um suporte digital que ajuda a reerguer o império do rádio. A união entre as duas plataformas permite ainda a hipersegmentação de emissoras e a diversificação dos produtos oferecidos por elas. “Se por um lado cai a audiência de um programa, por outro você divide essa audiência de acordo com o tipo de programa. É meio cruel, mas você cria uma cumplicidade maior com o seu público. Os dois lados estão falando mais ou menos a mesma língua”, comenta Márcio Yonamine, radialista e Gerente de Mídias do Centro Cultural São Paulo.

jornalismo na blogosfera​

Flávio Passos, Anna Paula Mascarenhas, Edoardo Ghirotto, Gabriela Kimura e Giovanna Ferraz - 2° ano



Nessa reportagem conversamos com os professores da Faculdade Cásper Líbero Sérgio Villas Boas e José Eugênio de Menezes com o tema de jornalismo na blogosfera. É possível viver apenas desse trabalho? Ser reconhecido? Seguido? Levado em conta? Ao longo desse trabalho a tentativa é estabelecer um debate no qual apresentem-se pontos positivos e contrários a todas as questões colocadas acima e permitir, assim, que o ouvinte reflita, pense e tire sua próprias conclusões a respeito do tema.

linguagem na web

Beatriz Dias, Carolina Muniz e Gabrielle Winandy - 2° ano



Atualmente, o maior desafio para o exercício do jornalismo na web é o desenvolvimento de uma linguagem original. Apesar de alguns veículos já testarem as possibilidades que o ambiente da internet proporciona, a maioria deles ainda apenas empresta o modo de comunicar utilizado em outras plataformas, como a televisão, o rádio e os impressos.

jornalistas x especialistas

Eduardo Silva Gonçalves, Filipe Sbarra, Gabriela Godoy, Isabela Valotti e Ivan Longo - 2° ano



O jornalista sempre teve a pretensão de ser o porta voz entre o que acontece no mundo e a sociedade. Mas será que ele está habilitado para falar sobre qualquer tipo de assunto? Neste programa procuramos fazer uma análise em relação ao trabalho de jornalistas e especialistas ao abordar determinados assuntos. Com as opiniões do economista Adalton Diniz e do especialista em comunicação social Pedro Vaz, mostramos as principais particularidades de cada uma das profissões e salientamos que o melhor caminho para ambas as partes é a especialização.

o fim do jornalismo impresso

Aline Rocha, Alvaro Olyntho, Amanda Viana, Beatriz de Fátima e Victor Galhardo - 2° ano



Envolto em polêmicas e opiniões controversas, o futuro do jornalismo impresso tem sido questionado por profissionais da área. Com a constante digitalização dos meios de comunicação – jornais, revistas, tvs e rádios online – a existência e necessidade de uma mídia impressa como o jornal é posta em cheque. Sergio Vilas-Boas, professor do curso de jornalismo Faculdade Cásper Líbero, deu sua opinião sobre o assunto.

O jornalismo live stream e o novo paradigma da comunicação

Laura Chiavenato, Mariana Auresco, Mariana Meira, Marina Maranhão, Paula Teresa, Renata Barranco e Soraya Cerencio - 3° ano



Ferramenta necessária para a ampliação do conteúdo, da informação e da disseminação das notícias, o jornalismo live stream procura se ajustar ao campo dinâmico da comunicação. O trabalho, portanto, discute a evolução da área jornalística e as implicações do uso de tecnologias live stream para a sociedade na perspectiva de um jornalismo do futuro. Um dos exemplos citados é o jornalismo drone, que, por meio de um veículo aéreo não-tripulado que faz fotos e vídeos, têm importante papel na repercussão jornalística de conflitos e protestos, por exemplo.

preparação e desafios do novo jornalista

Letícia Valente, Luan Flávio, Lucas Menegale, Miguel Amado e Rodrigo Fragoso - 3° ano



Cada vez mais o jornalista coloca a "mão na massa" e assume funções mais técnicas no mercado de trabalho, como, por exemplo, ser o responsável pela sonoplastia nos programas de rádio. Mas será que as faculdades de Jornalismo estão preparando esse novo profissional?

o futuro do fotojornalismo

Patrícia Homsi e Petrus Lee - 3° ano



As novas mídias e o compartilhamento de informações online estão transformando o jornalismo. A amplitude democrática de compartilhamentos faz com que a notícia seja retratada por quem vive o acontecimento. O desenvolvimento de aplicativos como o Instagram facilita a participação popular na difusão da informação. Mas será que esta mudança atinge o protagonismo do fotojornalista? A reportagem discute o olhar preparado do jornalismo e a pulverização da notícia com o boom das redes sociais.

aplicativos de notícias mudam o consumo de informação

Melissa Panteliou, Michelle Rodrigues, Nayara Merss, Rafaela Carrilho e Regina Fiore Ribeiro - 3° ano



Reportagem sobre aplicativos que introduzem novos meios de acesso à informação, como NewsMix, Zite e Flipboard, que filtram as notícias de acordo com os gostos e preferências do leitor. Como estas ferramentas funcionam e quais são as mudanças e consequências trazidas por elas?

Cobertura multimídia - um exemplo nas eleições municipais 2012

Rafael Perecin Foltram, Renata Lucchesi e Thaís Lee - 3° ano 



Nossa reportagem aborda o novo aspecto das coberturas jornalísticas com o desenvolvimento das tecnologias digitais, tomando como exemplo as eleições municipais de São Paulo/2012. Conversamos com o professor Lira, que fala sobre tendência do uso de informações apuradas por meios digitais, além do jornalista Victor Caputo, repórter da revista Veja com experiência em cobertura multimídia.

As diferenças da apuração jornalística nos meios impressos e digitais

Melissa Vaz, Marina Carvalho Pelorca, Paula Mascarenhas e Ricardo Assumpção - 3° ano



Reportagem sobre os diferentes processos de apuração da notícia nos meios impressos e digitais. Vamos tentar entender para qual direção caminha o jornalismo e o fluxo de informações. Entrevistas com Renato Rovai, editor da revista Fórum e autor do Blog do Rovai, e Ademir Correa, editor-chefe do Portal MdeMulher.

jornalismo no twitter

Maria Clara Ciasca, Nathália Bechara, Thais Schreiner, Marilia Leoni Beserra, Vivian Costa, Virgínia Mesquita e Raphael Rezende - 3° ano



Como o twitter pode ajudar na prática jornalística? A reportagem conversou com especialistas para tentar achar uma resposta para essa questão.

A rapidez e a desintermediação são diferenciais citados por nossos entrevistados que fazem dessa ferramenta um importante aliado do jornalismo dos dias de hoje.



 

educomunicação

Melina Sternberg, Patrícia Dichtchekenian, Rodolfo Mondoni, Rodrigo Gagliardi , Rodrigo Tolotti, Tabita Mattioli e Tatiane Rosset - 3° ano



Reportagem sobre a educomunicação, conceito que, como o próprio nome diz, se relaciona com educação e comunicação. Existem diferentes formas de colocar essa metodologia em prática, e a cada dia cresce o número de escolas e organizações que a utilizam com os jovens. Ouça e entenda melhor o assunto.



 

bottom of page